23 de novembro de 2012

Entrevista com autora parceira: Fabiane Ribeiro


Oi gente! Tudo bem?
Primeiro quero pedir desculpas pela falta de post nesses dias.. mas é que estou em semana de provas.. :(
Mas, agora é mais uma novidade para vocês: a autora parceira Fabiane Ribeiro respondeu à entrevista do Blog! Está muito linda!

Vamos ver? *-*

Salão de Livros: De onde vem a inspiração para suas histórias?
Fabiane Ribeiro: Eu tenho muita dificuldade pra determinar quando e como surge alguma ideia ou de onde
vem a inspiração. Tudo vai surgindo aos poucos em minha mente e eu vou anotando, até
o dia em que percebo que tenho material suficiente para um livro. Eu apenas começo a
escrever um livro quando tenho seu esboço completo, principalmente o final pronto em
minha cabeça. É um processo trabalhoso, mas gosto de ter tudo anotado, justamente para
não correr o risco de ficar sem ideias durante a escrita.

Salão de Livros: E os seus personagens têm relação com pessoas que você conhece?
Fabiane: Nunca me inspirei em nenhum conhecido. Sei que muitos autores têm esse hábito, e acho
muito interessante, mas por enquanto criei os personagens sem uma inspiração específica.
Talvez isso mude com o tempo. Porém, creio que algumas semelhanças com pessoas que
conheço acabam ocorrendo de forma inconsciente. Eu vou criando os personagens de acordo
com a história e com as mensagens que pretendo passar.

Salão de Livros: Quando era criança o que gostava de ler?
Fabiane: Sempre gostei muito de ler. Não tinha um tipo específico de livro; lia tudo a que eu tinha
acesso, os livros infantis básicos mesmo. Sempre tive também o apoio da minha família e o
incentivo, o que contribuiu muito com meu gosto pela leitura.

Salão de Livros: Como você decidiu ser escritora? O que te influenciou?
Fabiane: Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora. Eu estava
no quarto ano de faculdade de Medicina Veterinária, quando fiquei doente e parei os
estudos por um tempinho. Nessa época, em meio a momentos difíceis, escrevi dois livros.
Um deles é o romance “Jogando xadrez com os anjos”, minha primeira obra publicada.
Desde então, a literatura passou a fazer parte da minha vida e dos meus sonhos e se tornou
uma profissão.

Salão de Livros: Quais foram os obstáculos que encontrou na sua carreira de escritora?
Fabiane: Encontrar uma editora comercial, que tivesse interesse em “bancar” a edição do “Xadrez”
foi bem difícil. Sou muito ansiosa e esperei por um ano até receber meu “sim”, então foi
complicado o processo de espera. Entretanto, agora também está sendo um desafio. Estou
batalhando a cada dia para conquistar leitores e fazer meu nome ficar conhecido. Creio que
esta etapa que estou vivendo seja a mais desafiadora.

Salão de Livros: O que é mais difícil em ser escritora?
Fabiane: É a estabilidade, muito difícil nessa profissão. A cada novo trabalho, a cada novo ano, as
coisas mudam muito. Porém, espero continuar escrevendo, independente de qualquer
coisa. Não me importa qual seja minha editora, ou qual o nível de sucesso que eu obtenha.
O que eu realmente quero é escrever e ter pessoas que queiram ler meu trabalho. Se eu
tiver um leitor, e puder ajudá-lo com minhas palavras, já estou satisfeita.

Salão de Livros: Como você se sentiu ao ver que seus livros estavam fazendo sucesso?
Fabiane: Eu considero que estou bem no início da carreira ainda, portanto, cada nova conquista de
um dos meus livros me traz uma felicidade imensa. Fico muito satisfeita ao receber a opinião
dos leitores de diversas partes do país.

Salão de Livros: Conte-nos um pouco sobre a sensação ao dar autógrafos para fãs, na Bienal do Livro em SP.
Fabiane: É sempre maravilhoso ir à Bienal (participei como autora no RJ em 2011 e em SP em 2012).
Uma das melhores partes de ser escritor é poder encontrar os leitores, saber a opinião deles,
ver que eles querem me conhecer. Sempre que posso, gosto de ter esses momentos.

Salão de Livros: Qual seu gênero literário favorito?
Fabiane: Eu realmente leio de tudo, mas confesso que gosto bastante de romances históricos e
suspense.

Salão de Livros: Você tem algum escritor favorito que também te inspire? Qual?
Fabiane: Nossa, tenho vários. Mas vou citar alguns que eu realmente amo: J.K. Rowling, Khaled
Hosseini, Cecelia Ahern, Carlos Zafón e John Boyne.

Salão de Livros: Como você consegue conciliar sua carreira de escritora e de médica veterinária? Tem alguma
relação entre as duas atividades?
Fabiane: Eu não concilio, na verdade. Minha formatura na veterinária foi em 2011, mas desde então
estou me dedicando exclusivamente à literatura.

Salão de Livros: Tem alguma dica para quem quer iniciar a carreira de escritor?
Fabiane: Se você realmente quer entrar no mercado, tenha organização. A diferença do escritor
profissional e do amador, é que o profissional deve manter um ritmo de escrita, organizar
suas tarefas e cumpri-las. Você é o chefe de si mesmo, então, organizar-se e cumprir metas
é fundamental. Outra dica: escreva apenas sua verdade. Mesmo que seu gênero não
esteja “na moda”, há leitores para todos os tipos de livros e, com certeza, você encontrará
seu público. E, por fim, tenha consciência de que o mercado é competitivo e, inclusive,
injusto para autores nacionais (ainda mais se são iniciantes), mas com o tempo e com as
escolhas certas, a batalha vai se tornando cada vez mais prazerosa e o retorno faz valer a
pena cada sacrifício.

Salão de Livros: Alguma mensagem para os seus fãs e leitores do Blog?
Fabiane: Eu agradeço o carinho, a oportunidade e o espaço para divulgar meu trabalho no blog. E
quero dizer para todos: vivam seus sonhos e não deixem nunca de acreditar que a vida nos
reserva boas surpresas!
E, citando meu próprio livro, “Jogando xadrez com os anjos”: “Não há idade para sonhar e,
muito menos, para buscar sonhos antigos. Os sonhos nunca morrem”.

www.fabianeribeiro.com.br
www.reinoxadrez.blogspot.com
@fabiribeirovet

Espero que vocês tenham gostado!

Beijos,

Juliana.

4 comentários:

  1. Que linda ela .
    Amei a entrevista , super interessante .
    Parabéns .
    Beeijos amores .
    E Boa sorte e sucesso Fabiane !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que você gostou da entrevista! =D

      Beijos :*

      Excluir
  2. Não conhecia essa autora, mas me interessei em conhecer o trabalho dela. Bem legal a entrevista, eu gostei! Beijos.

    livrosfilmesetal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se interessou pelo trabalho dela e que gostou da entrevista! Fico feliz com isso! =D

      Beijos :*

      Excluir

Fique à vontade para comentar!
Adoro o contato com os seguidores do Blog! =D
Mas lembre-se: Mensagens preconceituosas, com propagandas, ofensas, e afins, serão DELETADAS.