3 de fevereiro de 2013

Resenha: Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore

Eu Sou o Número QuatroTítulo: Eu Sou o Número Quatro
Título original: I Am Number Four
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
350 páginas
Capa: ****
Narrativa: ***
Classificação geral: *** (na verdade 3,5)

Nove de nós vieram para cá.Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês.Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — mas somos reais.Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo.

O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia. Eu sou o Número Quatro. Eu sou o próximo.

Imagine viver em um mundo totalmente diferente do seu. Onde você não pode ter afeição por ninguém, pois sabe que a qualquer momento, vai embora. Com muitos adeus e perigos, esta é a vida de Quatro, um lorieno e, desta vez chamado de John, que vive se escondendo junto com seu guardião, Henri. A cada ameaça, uma nova cidade e um novo nome.

O planeta Mogadore estava enfraquecido. A única solução que os mogadorianos encontraram foi invadir o planeta Lorien, matar todos os lorienos e ficar com a prosperidade do novo mundo. Durante a guerra, Lorien foi totalmente devastado. Mas, 9 crianças com seus devidos guardiões conseguiram sobreviver. Eles são a única salvação do planeta.

Antes de entrarem em órbita, foi feito um feitiço. As crianças só poderiam ser mortas em ordem, contanto que depois, fossem separadas na Terra. E assim, as nove crianças se afastaram. Porém, os números 1, 2 e 3 foram mortos, e John sabe que é o próximo. Só resta ficar atento e se preparar para a luta, e sempre com a esperança de que um dia, conseguiriam voltar para vingar seu planeta.
Levei um ano para chegar aqui. Eu tinha cinco anos quando chegamos. A ideia era nos assimilarmos à cultura local antes de retornar a Lorien, quando fosse novamente possível haver vida por lá. Tivemos de nos separar e seguir caminhos distintos. Por quanto tempo, ninguém sabia. Ainda não sabemos. - página 10.


Estava realmente esperando um livro cheio de emoções da primeira até a última página., mas não foi isso que aconteceu. Acabei me decepcionando.

Eu pensei que teria bastante ação e um pouco de romance. Mas, a cada página virada, percebi que estava enganada. Não sei se era porque não era o momento para esta leitura, ou porque tinha livros maravilhosos me esperando, que fiquei meio ansiosa para terminar, mas ao mesmo tempo enrolando. Apenas sei que a narrativa do livro me cansou diversas vezes.

Muitos parágrafos sem fala me deixaram entediada, e isso pesou muito para que eu desse 3 estrelas. Acreditam que quando ainda estava na metade, já sabia qual seria a minha nota?

Levei três semanas para ler o livro por puro desânimo. Cheguei a achar que eu que estava errada com tudo, pensando que estava sendo muito precipitada, mas só o que via era a minha vontade de abandonar o livro.
Sei que muita gente não vai concordar comigo, mas estou falando apenas que achei o livro bom. Não é isso tudo que disseram.

Também ouvi muitas pessoas falando sobre o romance. Dizendo que se sentiram incomodadas por ter sido muito rápido e profundo demais em um período relativamente curto. E eu pensei exatamente o contrário neste aspecto. Achei o romance na medida certa para um garoto que nunca teve uma afeição maior por ninguém, e que também não ama como um humano.
Quando se trata de amor, os lorienos se apaixonam apenas por uma pessoa durante a vida toda. Portanto, não achei o romance exagerado.

Claro que também tenho que falar das partes boas, não é mesmo? A diagramação do livro é fantástica. A editora está de parabéns!
Também tenho que mencionar que as últimas páginas do livro foram as que finalmente me deixaram bem animada, teve bem mais ação. E, apesar de ter algumas partes cansativas, foi exatamente este momento que me deu esperança para que o segundo livro melhore, e também repensar e resolver dar + 0,5 na classificação geral ;)

Melhor quote:

-Esperança? -ele diz- Sempre há esperança, John. Novos acontecimentos ainda são aguardados. Nem toda informação já foi divulgada. Não. Não perca a esperança, ainda. Ela é a última coisa que se vai. Quando você a perde, já perdeu tudo. E quando você pensa que tudo está perdido, quando tudo é sinistro e sombrio, sempre há esperança. -página 103

Beijos,

Ju.

Um comentário:

  1. Oi Ju , te confesso que não tenho muita vontade de ler essa série , vejo muitas resenhas falando que o livro é + ou - , e não gostei tanto assim do filme então ... Adorei a resenha , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!
Adoro o contato com os seguidores do Blog! =D
Mas lembre-se: Mensagens preconceituosas, com propagandas, ofensas, e afins, serão DELETADAS.