7 de março de 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Título: O Lado Bom da Vida
Título original: Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
256 páginas
Narrativa:  
Capa: ♥ (mais que perfeita)
Classificação Geral: ♥ (na verdade: 3,5)


O Lado Bom da VidaPat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 
Pat Peoples não se lembra de nada antes de ter sido levado para o "lugar ruim". Nome que deu para a clínica psiquiátrica localizada em Baltimore. Ele apenas sabe que sua esposa, Nikki, pediu um "tempo separados", e que precisa reconquistá-la.
Para isso, ele se submete a muitos exercícios físicos, virando um homem obcecado por malhações.
Quando corro, eu sempre finjo que estou correndo em direção a Nikki, e isso me dá a impressão de que estou diminuindo o tempo que terei de esperar para vê-la novamente - página 21.
Ele têm uma crença de que em todas as situações existe o lado bom, o que vai fazer você ficar feliz, e Pat mal pode esperar pelo dele.

Depois de passar um bom tempo na clínica, ele finalmente consegue voltar para a casa de seus pais, mas com uma condição: fazer terapia com o Dr. Pattel. Um indiano muito engraçado que  insiste que Peoples precisa ter uma amiga: Tiffany, mulher viúva que também tem problemas e que corre silenciosamente com Pat todas as manhãs.



Esperava mais do livro.

Sabe quando você começa a ler aquele livro na maior expectativa e vê que não é tudo o que disseram? Foi isso que aconteceu. A ideia é ótima, mas achei que faltou um pouco mais de emoção, mais proximidade com o leitor.

A narrativa é distante, o autor não interage com o leitor, e acho que foi isso que isso pecou na nota geral do livro. Porém, a leitura é rápida e fácil. E como o livro é fininho, é possível acabar rapidamente. Apesar da narração, o livro é bom, tem uma mensagem legal.

Apesar de seus trinta e tantos anos, Pat ainda é um menino no começo do livro e, ao terminar, percebemos que ele amadureceu muito, cresceu bastante como homem. E isso aconteceu também com Tiffany, que aprendeu muito durante o livro.

O livro pode até ser curto, mas tem estória! Nunca pensei que o autor pudesse abordar tantos acontecimentos em poucas páginas, e acho que isso ocorreu devidamente por causa de sua narração, pouco detalhada em alguns momentos. E isso foi ao mesmo tempo bom e ruim.

Mas, lembram que eu disse que depois de ACEDE nenhum livro pareceu bom o bastante? Li "O Lado Bom da Vida" logo depois e não sei se foi por isso que o achei bom, apena bom. "/

Mas, isso não quer dizer que o livro não seja construído em uma ótima ideia, com personagens dramáticos, e capítulos que de certe forma, emocionam.

Outra crítica: se o autor tivesse elaborado um final melhor, acho que daria até 4 .

Beijos,

Ju.


8 comentários:

  1. Oie :)

    Estou muito curioso com esse livro , tenho grandes expectativas devido a diversas opiniões , espero gostar , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!! Tudo bem?
    Eu assisti o filme e adorei, mesmo, achei super fofo, a história do filme é muito legal.
    Fiquei muito curiosa pelo livro, mas, provavelmente deve ser um pouco diferente (como sempre) rs, mas ainda assim quero muito ler! Fiquei curiosa, gostei da sua resenha! Acho que ACEDE deixa uma ressaca literária enorme né? rs
    Beijos
    Mari
    http://www.pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu estou super anciosa para esse livro chegar na minha cidade *-*
    Beijos ♥

    Louca Indecisão

    ResponderExcluir
  4. Olá, Juliana! Tudo bem?
    Que pena que você não gostou tanto da trama. Gostei bastante do livro, só fiquei incomodada com alguns pequenos detalhes. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu esse livro mas em ebook, não gosto de ler em ebook mas uma pessoa me mandou o arquivo dele pelo skoob e eu comecei a ler. E comecei a ler a noite quando vi já era de madrugada e eu ainda queria continuar a ler mais. No outro dia li o resto e eu amei esse livro. Fazia tempo que eu não lia um livro que me deixasse com tanta vontade de ler como esse. Acho que no mundo em que a gente vive hoje, as pessoas estão esquecendo de olhar o lado bom da vida, as coisas estão estranhas demais para a gente acreditar que as coisas possam mudar, ou que as coisas vão dar certo. E acho isso muito legal no Pat, ele acredita com todas as forças no lado bom da vida mesmo estando num momento ruim da vida, onde seria muito fácil ele desistir de acreditar nisso. A fé dele e o amor pela Nikki também é muito bonito. E também gosto de como ele lida muito bem com tudo. Seja coisas boas ou ruins ele fica feliz, ele tenta manter a calma e ele vê um lado bom em tudo. O final foi bem legal também. Ele aceitar a realidade de se “render” e finalmente aceitar que precisa de alguém. Quando o livro acabou eu pensei: já acabou, como assim? Queria que tivesse mais.
    Vi o filme também e é muito bom. ♥

    ResponderExcluir
  6. Legal, já tinha ouvido falar deste livro, mas tenho tantos pra ler ultimamente que nem dá tempo de pensar em ler mais um :s

    xoxo
    http://cloudl4nd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu estou bem curiosa pra ler o livro, mas tenho medo de achar a mesma coisa que vc achou. Pois criei muita esperança no livro.
    Tem uma tag no meu blog pra vc responder. Depois passa lá e pega.

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/2013/03/tag-as-5-capas-mais-bonitas-da-minha.html#comment-form

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Ai Ju, parece que vc está servindo de teste para os livros que ando com intensão de comprar atualmente. Ouvimos tanto falar desse livro e do filme, que realmente como disse... criamos uma expectativa grande! Mas acho q vou pular essa tb! A resenha tá ótima... e deu para ter um ângulo do que a gente vai encontrar no livro.. e como sempre, adoro a forma como vc analisa tudo separadinho... capa, narrativa até chegar a conclusão geral!

    Mas acho que não vou gostar do estilo literário e da narrativa. É por isso que logo de cara já fico de olho nos coraçõezinhos para saber se tá bom ou ruim o livro rsrsrsrs

    Bem... mas é assim msmo... to de olho por aqui nas suas dicas... ultimamente to ajudando as meninas do blog Pégasus na revisão de uns livros em inglês... e estou adorando... mas to passando por aqui frequente é claro.. e ainda ando lendo muito! To com várias resenhas em atraso, mas to colocando em dias rsrsrsrs


    bjokas flor e até a próxima!

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/2013/03/resenha-profundamente-sua-sylvia-day.html

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!
Adoro o contato com os seguidores do Blog! =D
Mas lembre-se: Mensagens preconceituosas, com propagandas, ofensas, e afins, serão DELETADAS.