20 de abril de 2013

Vamos falar sobre: Empréstimo de livros

O "Vamos falar sobre:.." vai ser uma coluna onde falarei sobre qualquer coisa. Minha ideia inicialmente é falar sobre assuntos que tenham a ver com o mundo literário, mas talvez eu possa expandir os horizontes :)
Realmente não sei como vai ser, porque preciso de criatividade, então aproveitem \o/ rsrs

Quando tocamos no assunto: Empréstimos de livros, a maioria dos bookaholics já recuam. Quando se é um devorador de livros, nosso pior pesadelo é que alguém rasgue, suje, escreva, dobre páginas, e faça as piores atrocidades possíveis com um livro do qual gostamos muito, não é mesmo? Até mesmo quando se trata daquela pessoa que é de confiança, os leitores ficam com um pé atrás. Porém, existem aqueles raros leitores que não se importam de emprestar, pois gostam da experiência. Foi por esse motivo que resolvi fazer este post, mostrando os prós e contras do empréstimo de livros.

Prós:
  • Você vai ganhar mais um pontinho de amizade com o amigo que pediu tal livro emprestado.
  • Vocês vão ter mais um assunto em comum para conversar. Finalmente você vai ter alguém para falar sobre o tal livro: "Adorei a personagem principal, e você?" "Achei ela meio chatinha, mas o vilão me deixou devastada, amei!" "Isso é verdade! Que vilão bom!"
  • Compartilharão opiniões e experiências com o determinado livro: "naquela parte, eu senti isso.." "mentira? Eu senti a mesma coisa! Fiquei mais ou menos: WHAT?"
Contras:
  • O amigo pode usar a orelha do livro (só de falar dói): a coisa mais horrível do mundo - ver que ele usou a orelha. O livro fica marcado por um bom tempo :'(
  • Ele também pode sujar as páginas: comer enquanto lê até pode, MAS, comer enquanto lê o livro dos outros, de jeito nenhum.
  • E rasgar alguma página também
  • O livro pode nunca mais voltar para você: pode ocorrer o risco de seu "coleguinha" nunca mais devolver seu livro.
Minha opinião:
Eu adoro emprestar e pegar livros emprestados! Tenho a sorte de ter 4 amigas bookaholics maravilhosas que estão sempre me emprestando livros. Sem falar que, por causa dos livros, nossa amizade se fortaleceu muito.Temos mais assunto, e os laços de confiança ficaram mais fortes. Acho isso muito importante, então não me importo quando o assunto é emprestar um livro. Super apoio!

Acho uma besteira não emprestar livros, mas opinião não se discute. Para as pessoas que nunca emprestaram livros, mas querem começar, separei algumas dicas.

Dicas: 
  • Antes de tudo: veja se a pessoa que pediu o livro emprestado é confiável e responsável. As vezes a responsabilidade conta mais do que a confiança.
  • Comece a reparar em como seu amigo se comporta quando está lendo, ou fazendo alguma coisa que envolva a leitura. Assim você poderá saber se ele usa a orelha, se passa as páginas com força... Mais uma precaução!
  • Estabeleça suas regras com a pessoa. Diga quais são os pontos que você não perdoa, e quais podem deixar passar. Com moderação! Ninguém quer ser passado de chato e ciumento, não é?
  • Sempre pergunte antes: "Você cuida bem dos livros?", assim o amigo vai perceber que você trata os seus livros bem, e ele também vai ter que fazer isso.
E para finalizar, decidi fazer um vídeo bem legal com minha amiga, Lety, do blog Coração de Escritora, mostrando nossos sentimentos ao tocar no tema do post de hoje. Espero que gostem! E não reparem na minha cara de retardada




Opinião de alguns leitores: 

Eu costumo emprestar livros, mas não para muita gente. Na verdade, ultimamente só empresto para 3 pessoas: minha cunhada, uma amiga de longa data e a mãe de um aluno da escola que trabalho. São pessoas cuidadosas que sei que não irão me entregar os livros amassados, sujos, ou rasgados. E, principalmente, que eu sei que irão devolver. Por que não tem nada pior do que emprestar o livro e a pessoa simplesmente "esquecer" e não te devolver.
A primeira vez que emprestei livros para as três pessoas que comentei acima, dei logo o meu "Bêabá": "Sou chata e zelosa pelos meus livros, se me devolver esculhambado não empresto mais." Acho que para emprestar livros você tem que ter a certeza de que a pessoa vai cuidar bem dele. Eu jamais emprestaria algo meu a uma pessoa que não cuida direito do que é seu. Se com suas coisas ela não tem cuidado, imagine com as minhas?
Acho que uma boa dica é emprestar é observar o jeito da pessoa, se ela é zelosa, se é responsável. E falar a ela para ter cuidado. Não tenha medo de bancar a chata. É seu, custou seu dinheiro, nada mais justo do que pedir para a pessoa ter cuidado.  - Neyla Paula, do blog Coisas de Meninas.
 Eu sinceramente... morroooooooooo de ciúmes dos meus livros, mas, quando a pessoas gosta de ler e eu vejo que é zelosa, empresto na boa, mas com prazo de volta. Tem gente que gosta de pegar o livro e ficar bolando com ele por ai sem ler.... fico com ódio.. quando peço emprestado, procuro ler o mais rápido possível e sou super cuidadosa para voltar do jeito que ele veio... Até abrir ele eu tenho cuidado para não deixar estragado o pobre do livro! - Roberta, do blog Sonhos Literários.
Eu não tenho problema em emprestar livros. Eu até empresto, apenas no dia 31 de Fevereiro às 25 horas hahaha. Brincadeira, mas a verdade é que tive más experiências emprestando livros antes, só acontece se eu confiar muito na pessoa - tipo, Juli -. Lety, do blog Coração de Escritora

E vocês? Emprestam seus livros?
Sim, adoro compartilhar meus livros com outras pessoas
Não, tenho medo de que o livro volte estragado


Beijos, 
Ju.

19 comentários:

  1. Oi Juli!
    Super bacana o post, adorei! Eu sou chata mesmo e na hora de emprestar livros sempre fico com o pé atrás quando não conheço bem a pessoa. E é como falei aí em cima: dou logo meu bê-a-bá pra pessoa. rs
    ADOREI o vídeo! Lety deveria ir para Globo! Eu ri muito com a performance dela! rs Vou mandar esses erros de gravação para o Vídeo Show! kkk
    Beijos ;*
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é Lety, e muito obrigada! haha!

      Kisses on your hearts,
      Letícia <3
      http://coracaodeescritora.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Que bom que gostou Neyla! Muito obrigada por ter dado sua opinião, viu? :)
      Fico feliz por você ter gostado do vídeo! Concordo, Lety deveria ir para a globo haha
      Imagine se voc~e mandar os erros para o Video Show? Não quero nem pensar nisso kkkkk

      Beijos :*

      Excluir
  2. Ah, eu sempre empresto meus livros, de boa. Mas já me decepcionei algumas vezes com o estado em que voltaram. Geralmente agora já empresto um livro junto com o marcador, pra ninguém usar a orelha, e faço mil recomendações, haha.
    Adorei aqui, estou seguindo.
    Estamos com uma coluna nova no blog, confere?
    http://elastemalgumestilo.blogspot.com.br
    Beijos,
    Tina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa dica! Emprestar o livro com o marcador, pena que dá uma dor se o marcador não voltar rsrs
      É assim mesmo, temos que dar nossas recomendações para o livro voltar igualzinho.
      Fico feliz por ter gostado do blog! Obrigada =D

      Beijos :*

      Excluir
  3. Ficou massa o post, Juli! Ainda bem né, porque depois de tanta discussão para ver como a gente faria o vídeo kkkkkk
    Eu super com vontade de emprestar meus livros, né?
    Valeu pelas dicas, vou ver se passo a emprestar mais meus livros.

    Kisses on your hearts,
    Letícia <3
    http://coracaodeescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que bom que gostou! =D Pois é, ainda bem que deu tudo certo rs
      Super! - só que não, ainda bem que sou sortuda! haha
      Por nada ;)

      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi, Ju!
    Então, eu sou MUITO CIUMENTA com meus livros. Não gosto de empresta-los e não os empresto mesmo. na verdade, estou meio que cedendo um a uma amiga, que quer emprestado. Eu sei que ela vai cuidar, e ela me conhece o suficiente para saber que eu a mataria se fizesse qualquer coisinha com meu bebê, mas tenho medo! :O

    Gislaine Alves || Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, acho que você não iria se arrepender de emprestar o livro para sua amiga. Sério, a experiência é ótima!
      Mas, já que você é bem ciumenta e morre de medo de que ela estrague os livros, deixe algumas regras: estipule o prazo de leitura, peça para ela trazer o livro algumas vezes para que você o veja, coisas assim.

      Obrigada! Vou retribuir sim ;)
      Beijos :*

      Excluir
  5. Olha vou confessar, realmente não gosto de emprestar, afinal igual vc falou agente tem medo de como o livro vai voltar né! E depois de quanto tempo vai voltar!Rs..
    Mas em se tratando de troca na hpra de emprestar a coisa muda, é uma ótima idéia!

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não gosta, é bem legal emprestar livros :/
      Pois é, isso é verdade, mesmo eu que gosto de emprestar, tenho medo de como meu "filho" vai voltar.

      Beijos :*

      Excluir
  6. Oi Ju! Não empresto, tive algumas experiências ruins e vi que não dá. Para falar a verdade somente minha sobrinha pega meus livros. outra pessoa nem pensar.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, pelo menos você os compartilha com sua sobrinha ;)

      Beijos :*

      Excluir
  7. Oi Ju,
    Eu nao empresto livros de jeito nenhum!
    Emprestei umas duas vezes e os livros voltaram super detonados... eles sao
    muito caros pra farem isso :p
    Adorei o post =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Que pena :/ Vish, então é melhor não emprestar para essas pessoas!
      Que bom que gostou =D

      Beijos :**

      Excluir
  8. Oi amiga, quando me perguntou sobre empréstimo de livros, não suspeitei que era para uma coluna/entrevista rsrs . Adorei vê minha opinião aí xD, não vou comentar muito para n ficar repetitivo, mas dou os parabéns pelo incentivo da pesquisa.

    Poderíamos até fazer entre nós pessoas loucas por livros e zelosas rsrs, uma tour literário, o que acham?

    Qualquer coisa me avisam!

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo? Eu pensei que tinha falado no e-mail rsrs Que bom que gostou! E mais uma vez obrigada pela ajuda =D
      Obrigada!
      Gostei, mas o que você está pensando?

      Beijos :**

      Excluir
  9. Eu adoraria muito compartilhar meus livros, mas todas as vezes que fiz isso, emprestando para amigas mesmo, me deu mal, pois as pessoas simplesmente esquecem de devolver!
    Tem uma amiga minha com um livro há mais de 2 anos emprestados que ainda teve a cara de pau de dizer que não lembra mais onde está o meu livro, então dei por perdido e comprei outro né!
    É complicada essa situação, queria tanto que meus amigos lessem os msm livros que eu, mas emprestar me dói o coração!

    Adorei o blog!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que horrível! A pior coisa do mundo é alguém não devolver um livro :/
      Nossa, não acredito! O ruim é ainda comprar mais uma vez o livro. A situação é realmente complicada, o certo é escolher com cautela os amigos que você vai emprestar.

      Que bom que gostou! =D Muito obrigada!

      Beijos :*

      Excluir

Fique à vontade para comentar!
Adoro o contato com os seguidores do Blog! =D
Mas lembre-se: Mensagens preconceituosas, com propagandas, ofensas, e afins, serão DELETADAS.