3 de agosto de 2013

Resenha: Legend: A verdade se tornará lenda - Marie Lu

Título: Legend: A verdade se tornará lenda
Título original: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Ano: 2011
253 páginas
Capa: 
Narrativa: 
Classificação geral:   

Legend Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, Legend conta a história do criminoso mais procurado do país e da jovem mais promissora da República. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
June Iparis é uma prodígio. Ela foi a única em toda a República a alcançar a nota máxima da Prova. Uma espécie de 'concurso', onde todas as crianças que completam dez anos são obrigadas a fazer. Os que passam são designados para diferentes serviços da República, já os que não passam, são levados para os campos de trabalho, e nunca mais voltam a ver a família e os amigos.
Por isso, desde os doze anos, June já está cursando a melhor universidade do país. Nascida em uma família de Elite, ela nunca se preocupou com as camadas pobres da República. Para quê se a única coisa com que precisa se preocupar é com seu irmão Metias, a sua única família, e sua maravilhosa carreira militar?

Já Day é o criminoso mais procurado de todo o país. A Republica não sabe quem ele é, apenas sabe que é perigoso. Alguns apoiam os seus atos, já outros, fariam de tudo para acabar com ele. Nascido em uma família pobre em um dos setores mais miseráveis do país, Day vive um dia de cada vez.

Duas vidas diferentes com caminhos distintos. Mas, quando o irmão de June é assassinado, a culpa cai toda sobre Day. Então, June sai em uma busca desenfreada pelo criminoso. Enquanto Day faz de tudo para proteger sua família, June pretende realizar sua vingança. 

Quando comecei a ler Legend, fiquei com um pé atrás. Como é que um livro tão pequeno pode ter tanta estória? Ainda bem que a autora conseguiu me surpreender colocando todos os detalhes possíveis e que fizeram do livro um dos melhores que já li.

O livro é intercalado entre o ponto de vista de Day e o da June. Achei isso ótimo, pois assim o leitor fica sabendo as reações dos personagens principais. Cada capítulo é cheio de ação, tristeza, e por trás de tudo, está o mistério: foi mesmo o Day que matou o Metias?

Além de ter uma narrativa muito boa de acompanhar, e com nenhuma dificuldade, a autora trabalhou muito bem com os personagens. Todos eles tem personalidades marcantes. Fiquei impressionada com a June, que em alguns momentos parece um doce, mas em outros, aparenta ser uma máquina. Suas habilidades são extremamente extraordinárias e sem dúvida ela é a minha personagem preferida do livro.

O Day também não fica para trás. Apesar de ter nascido em um dos setores mais pobres, ele é muito inteligente, habilidoso e esperto. É impressionante em como ele pensa em tudo minunciosamente.
Com certeza o melhor foi que a autora fez personagens fortes. Não existe mimimi, mesmo quando o Metias morre. É impactante a forma como June reage à morte do irmão, mas é compreensível.

A diagramação do livro é ótima! Fiquei encantada quando vi a capa! E as páginas são meio escurecidas nas pontas, como se fosse fuligem. A editora caprichou na aparência do livro. Mas, infelizmente encontrei alguns erros de português durante a leitura, então nem tudo foi um mar de rosas.

Contudo, nem mesmo os erros me deixaram de ler Legend! A cada página virada, menos eu queria parar de ler. O leitor vai descobrindo os mistérios e acontece muita ação, então é quase impossível parar a leitura.

Se você quer ler algo muito bem pensado, cheio de tensão, sangue e luta, e ainda com um pequeno romance, escolha Legend.

Beijos,
Juli

9 comentários:

  1. Olá, tenho muita vontade de ler esse livro,
    mas até agora não comprei. Adorei a resenha,
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que leio uma resenha desse livro fico curiosa, quero muito saber o que essa história reserva. Os personagens parecem ser bem construídos e Day me deixa muito intrigada! Espero ler em breve.
    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de resenhar esse livro no meu blog e gostei bastante da narrativa. É um livro com pouco romance e mais ação entre o Day e a June. Quero ler em breve a continuação.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler este livro. Mas ele é uma duologia? Porque só vi Legend e Prodigy e se não foi lançado ainda, vou esperar mais um pouquinho...
    Estou sofrendo para ler Insurgente, mas Allegiant vai demorar, então vou esperar um pouco. Não quero sofrer mais hahahah
    Beijos,
    http://perdidonaslinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. As resenhas desse livro são para deixar qualquer leitor maluco.
    Sou bem curiosa quanto a leitura de Divergente, assim que tiver um tempinho vou comprar os dois livros e apreciá-los :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ju, depois de Jogos Vorazes, fico morrendo de vontade de ler mais e mais livros com a temática parecida! Esse recebeu boas avaliações, então vou sim adicioná-lo na minha listinha de desejados :)

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana,
    já li tantas resenhas boas desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Gostei de saber que tem a visão de dois personagens, fica bem mais interessante o livro assim.
    Já vi que tem ação e mistério de sobra, não tem como não ficar com vontade de ler! rs

    Bjs :*
    Vícios em Três.

    ResponderExcluir
  8. Adoro quando os personagens são marcantes assim. Gosto dessa ligação que acabamos criando com eles, sabe? <3
    To doida para ler esse livro, todas as resenhas sobre ele são magníficas. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Juh! Já ouvi muitas pessoas falando super bem de Legend, mas você foi uma das únicas que realmente me deixou interessada. Não gosto muito de livros de fantasias, mas personagens que cativam são outra história, né?! Essa tensão de querer virar a página pra saber o que vai acontecer logo em seguida é muito boa mesmo! ^.^
    Amei sua resenha!

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar!
Adoro o contato com os seguidores do Blog! =D
Mas lembre-se: Mensagens preconceituosas, com propagandas, ofensas, e afins, serão DELETADAS.